segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Alaska - Brasil - 2012 - 13/08/2012 - Parte 2



Rumo 037: 13/08/2012
  
Galera vocês se lembram que prometi falar sôbre a temida Dalton Highway?
...então vai lá  algumas dicas necessárias para tirar de letra...
 
1- Providencie as trocas dos pneus na Agência Suzuki em Fairbanks par off-road.
2- Não se iluda e saia de capa de chuva.
3- O primeiro trecho da Rodovia que vai de Fairbanks até a Dalton e da Dalton até Coldfood 403 kms é asfaltada e com um bom asfalto, porem a metade é de estrada de terra, o off-road em condições normais sem chuva ou obras é relativamente fácil não precisando de perícias para tal.
4- 50 milhas antes de Coldfood você para no Círculo Polar Artico para tirar fotos e bater papos e amizades com os aventureiros que fazem fila para tirar fotos.
5- Chegando em Coldfood você terá que tomar algumas decisões.
6- Encher o tanque da moto e se alimentar no restaurante e lanchonete bem ao lado, que não é caro e a comida é boa.
7- Optar em ficar nas redondezas no único hotel espelunca da região o tal Slater Creck Inn por 200 dólares ou optar em seguir mais adiante, cerca de 18 kms e ficar em Wiseman  por 100 á cabana com café da manhã, você pode rachar com outros e ficar mais em conta ou armar a sua tenda no belo campo e pagar só 30 dólares fazer a sua comidinha e dar o fora dia seguinte numa boa, o dono do local é gente finíssima.
8- Ir direto a Dead Horse e Prudhoe Bay, mas terá que fazer contas... dê quanto tempo que te resta de luminosidade diurna (o pôr do sol se dá a zero hora e o trêcho é de 395 kms, e posso te assegurar que dá para fazer numa boa, parando para descansar se alimentar, converçar e tocar o barco até o final, muitos optam para esta saída, demorei 15 hs porque parei algumas vezes para bater papo senão faria em bem menos tempo.
 

O segundo trêcho...
 
Quase todo ele em off-road e com alguns desafios pela frente, as tais manutençôes e o clima instável da região, se o clima estiver bom digo sem chuva você vai tranquilo pois o terreno e firme e sólido, se chover, acredite nos pneus off-road pois eles são 50 porcento do sucesso e fazem uma grande diferença e acredite em você e na sua capacidade de pilotar porque todos conseguem e você também irá conseguir.
Você terá que tomar cuidado onde existem trechos com manutençôes pois os tratores reviram toda a terra com cascalhos e regam para humedecer o terreno e aí que mora o perigo, o terreno fica deslizante e fôfo, instável e se estiver chovendo a coisa requer atenção e frieza mas mais uma vez acredite nos pneus eles são uma dádiva.
Existem dois trechos de altitude 1900 mts, uma são as chamadas cadêias de montanhas Brooks Range e a tal Atigun Pas, caminho tortuoso na neblina, garoa, frio e com aclives e declives em um terreno húmido e passando este local o resto é tranquilo.
Chegando em Deadhorse e Prudhoe Bay, que são povoados únicos e não separado como havia pensado, e são meramente um clima operariado pois existem equipes de extração de petroleo que se revezam a cada 21 dias, por isso terá que providenciar reserva nos unicos dois hoteis da região, o Calibú Inn fechou. E isso aí galera o resto é fantasia não se deixe levar por...


Mensagem recebida no dia 11/08/2012.
 
A todos que me acompanham... muito obrigado e um grande abraço... 13/08/2012 
Renato Macedo... rumoaonorte...

4 comentários:

  1. Renatão - Fazedor de Chuva

    Vendo seus relatos e a sua velha guerreira com os pneus no lombo, aí pega ... que vontade de estar com voce nessa aventura !!!
    Agora em terras do Tio San tudo segue mais tranquilo...
    Que valia bien !!!!
    Ricardo Atacama

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    1. Valeu a pena Ricardo,...todas as viagens,o curso off road,do gps,dicas do pessoal de manutenção de motos.TUDO VALEU A PENA,VALEU MESMO,abraço Ricardo,tudo de bom, e até a volta.

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  2. Valeu as dicas.....bom retorno.....abraço

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    1. Obrigado pela sua companhia ,e que um dia possamos reunir toda a galera e bater múitos papos e trocar experiências e dicas importantes.forte abraço e buenas rutas por la vida.

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