segunda-feira, 16 de julho de 2012

Brasil - Alaska 2012 - 16/07/2012

Rumo 017: 16/07/2012 
 
San Miguel - Elsalvador
Escuintla - Guatemala
Arriaga - Mexico
 
Hoje o dia foi tranquilo  mesmo com trechos de estrada inexistentes  com direito a 5 km de off road,  estradas péssimas, mas os tramites aduaneiros continuamos mesmos, senão os dias teriam rendido mais.
Estou ansioso para entrar no México hoje é sábado, amanhã domingo não sei o que róla nas fronteiras mas vou tentar ir para o México por Tapachula ou Chiapas.
Diario 15/07/2012 - Ranato Macedo - rumoaonorte.... 

Domingão... ahhhh... acordei  e quando ia para o café da manhã no primeiro andar do lado de fora do hotel me deparei com uma vista linda e diferente. "o Vulcão Pataia" enorme e fumando pela chaminé. Café da manhã com um pão que parecia um Tostines pra lá de duro e com gergelim, suco de laranja, feijão, frango, putz! ...passei mal só de olhar...
Peguei la véquia e fui para a estrada em direção a fronteira Del Mexico e por incrível que pareça foi rasoávelmente rápido (uma hora), o fato novo é que hoje é domingo e não há bancos e lá fui eu sem nenhum puto no bolso, andei cerca de uns 250 km e fui parado três vezes pelo exercito mexicano me fazendo o maior pente fino e com direito até a cão farejador e olharam para mim me dizendo "você é louco de vir para o México só...", não ande nas estradas depois das 19:00, não pare nos semáforos, não se dirija as grandes cidades, pois lá te sequestrarão, te roubarão e levarão sua moto.

Bom... imaginei... para trás América Central, pela frente o cagaço... o que você faria? andei mais um pouco e cheguei a uma cidade pequena e fui para o hotel e tomar aquela cerveza Corona (lá mas fina e estúpidamente gelada), relaxar e pensar (o que você está fazendo aqui seu P*%%@..., o que tens na cabeça... diálogos internos...
Amanhã é outro dia e vamos ver o que rola, vou subindo há... Acapulco? ahhh... seria bom...

América Central, erros e acertos... por Renato Macedo
 
1- A zona começa de manhã, caminhões, trabalho, turismo etc... se tiver que enfrentar isso ou você vai bem cedo ou deixe para ir depois do almoço pois é muito diferente o movimento.
2- Encha o tanque antes de ir.
3- Se hidrate e se alimente muito antes.
4- Leve uns trocados para tramites aduaneiros com...xeros, taxas de seguros, e com os tramitadores, eles são um mal necassário pois te levam uma média de U$ 12 mas te quebram o maior galho preenchendo papéis, te levando nos locais certos sem perda de tempo, agilizam o processo, ficam nas filas, e as vezes compram os agentes para ir direto ao assunto.
5- Em El Salvador você tem 24 hs para sair do pais e se você atrasa, paga uma multa de U$ 1400 mas relaxe dá tempo de sobra.
6- Lêmbre-se que você era feliz e não sabia.
7- Jure que nunca mais voltará.
Em exatos 6 dias atravessei a América Central 2200 km, da cidade do Panamá até a fronteira da Guatemala com o México.

A todos que me acompanham... um grande abraço... 16/07/2012 
Renato Macedo... rumoaonorte...


10 comentários:

  1. Renatão

    ...está indo bem !!!
    Agora que percebi que o Méximo é maior que todos os países da América central juntos !!!!
    Está tudo favorável, já passou as piores fronteiras, agora é tudo mais fácil...
    Siga confiante e atento e tudo vai correr bem!!!
    Saludos
    Ricardo Atacama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo td jóia?, o méxico é anorme e as estradas pelo menoe essa que estou agora indo para acapulco pela costa do pacifico é ruim pacas ,com trechos de múitas curvas de baixa,quebra molas,o dia não rende.

      Excluir
  2. Pô o Ricardo Atacama é rápido na postagem dos posts que nem é na estrada... por isso são companheiros né? rsrsrs Mas tô quatro horas na frente no horário aqui em Londres... kkk Pode crer, o México sao mais ou menos 2500km do sul ao norte... e Renatao, o professor é vc, mas vc sabe que México geograficamente faz parte da América do Norte né? Eu descobri isso qnd estava ai... rsrs Gostei das novas fotos, a dos vulcões tá ótima! E a sua é bom pra mostrar que é vc mesmo q tá ai... Tô na sua sombra, uns bons kms atrás... mas tô ai... hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom policarpo que estas sempre na cola me dando a maior força.O méxico é anorme e para chegar a nogales são 3600kms de tapachula,o problema é que a estrada que vai pelo pacífico não rende,múitos trechos de baixa,quebra molas,trechos de off roads,pois vários pontos da estrada tem desvios e estão em plena reforma,abraços y saludos.

      Excluir
  3. Bom...gostaria de dizer que em quase tds os países vc paga na fronteira um seguro contra terceiros que variam em média 20 dólares.No mexico é que a coisa é diferente vc paga na entrada uma taxa de 400 dólares ,mas se vc não fizer nada de errado(multas,acidentes,etc... ) eles te devolvem a grana na saída,preferi dar em espécie pois vão me devolver em espécie,se vc paga em cartão te devolvem uns 45 dias depois.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Renato, muito bom saber que estás na estrada!
    Somos dos Fazedores de Chuva, organização que certifica com o título de Grande Cacique Fazedor de Chuva, todo o motociclista que viaja os extremos da terra, aqui pelo lado americano, de Ushuaia até Prudhoe Bay.
    Neste momento temos alguns amigos na estrada e seria muito interessante que vocês, em algum ponto, se encontrassem.
    O Kalica e o Omena estão em Loreto, na Baja, o Cacha e o Adrián, já deixaram Dawson Creek e o Raul, com um Torino argentino, voltou de Prudhoe Bay para Fairbanks.
    É sempre uma festa este tipo de encontro!
    Temos também muitos Fazedores de Chuva pelo caminho, que caso precises, poderemos te por em contato.
    Conte conosco e continue exercitando o nosso slogan:
    "Qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..."
    Durante o período de 15 a 17 de novembro, teremos o nosso VIII Encontro Intl dos Fazedores de Chuva, neste ano em Vitória, ES, onde és muito bem vindo!
    Aprochegue-se Fazedor de Chuva!
    Abraços
    Dolor
    www.fazedoresdechuva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa ..é um grande prazer galera (fazedores de chuva),como é bom tê-los como companhia,por aqui calor,estradas ruins,as vzs fome,saudades,múita chuva e o dever,miles,miles away, e nem estou na metade mas com vcs na garupa espero continuar adelante.
      realmente é um prazer tê-los a bordo,e não me abandone please.

      Excluir
    2. E um grande prazer tê-los a bordo,gostaria múito de poder participar de um desses encontros ,vamos ver se td da certo,no momento estradas ruins ,múita chuva,fome,sêde,saudades e responsa do dever a cumprir,não é fácil não mas vou tentar,grande abraços e não me abandone galelra.

      Excluir
  5. Vai em frente Ricardo, estamos aqui na torcida....logo estará no Tio San....abraço

    ResponderExcluir